sexta-feira, 28 de junho de 2013

Proposta para Reestruturação da Mostra de Teatro de Jundiaí e Criação da Mostra Jundiaiense de Teatro



Caros artistas,

Nas últimas reuniões da Comissão de Teatro, em cuja pauta estava a MOSTRA DE TEATRO DE JUNDIAÍ, foi elaborada uma Proposta para Reestruturação da Mostra de Teatro de Jundiaí e Criação da Mostra Jundiaiense de Teatro, levando em conta as observações dos presentes nessas reuniões e questões colocadas nas outras reuniões da Comissão desde janeiro.
Abaixo, segue a Proposta para Reestruturação da Mostra de Teatro de Jundiaí e Criação da Mostra Jundiaiense de Teatro.
A Comissão de Teatro pede: 1) que todos leiam o texto em anexo; 2) que os grupos de teatro e/ou os artistas independentes se organizem para discutir essa proposta e formalizar um parecer sobre ela; 3) que pelo menos 1 representante de cada grupo de teatro e/ou artistas independes compareçam à próxima reunião ordinária da Comissão de Teatro levando este parecer.
A próxima reunião ordinária da Comissão de Teatro será no dia 02/07, das 17h às 19h, na Casa dos Conselhos. Realmente precisaremos definir uma proposta para a MOSTRA DE TEATRO nesta reunião, por conta do tempo de que a Secretaria de Cultura precisa para os trâmites legais.
Os pareceres (as opiniões, os pontos de vista) presentes na reunião do dia 02/07 vão nortear o debate sobre a Proposta para Reestruturação da Mostra de Teatro de Jundiaí e Criação da Mostra Jundiaiense de Teatro; a partir deste debate, formalizaremos a Proposta que a Comissão de Teatro entregará na Secretaria.
Para organização da reunião e do debate, a Comissão de Teatro pede que no parecer de cada grupo de teatro e/ou artista independente conste:
1) se é favorável ou contrário à Proposta para Reestruturação da Mostra de Teatro de Jundiaí e Criação da Mostra Jundiaiense de Teatro.
2) se for contrário ou tiver sugestões para alterações pontuais: uma contraproposta ou as sugestões de alteração.
3) uma indicação de curador (para o caso de a Proposta ser aprovada).  

Divulguem! É muito importante a participação de todos.
A união dos artistas, a formação de uma identidade enquanto classe e a criação de estratégias para lutar coletivamente por políticas públicas parecem ser de extrema importância nesse momento da Cultura de nossa cidade.


Proposta para Reestruturação da Mostra de Teatro de Jundiaí e Criação da Mostra Jundiaiense de Teatro


RESUMO DA PROPOSTA
Esta proposta prevê a existência de 2 Mostras de Artes Cênicas no Calendário da Secretaria de Cultura de Jundiaí: a Mostra Jundiaiense de Teatro (a qual aconteceria no 1º semestre de cada ano e na qual haveria apresentações e oficinas de artistas da cidade de Jundiaí); a Mostra de Teatro de Jundiaí (a qual continuaria acontecendo no 2º semestre de cada ano e seria uma mostra de referência – com apresentações e oficinas de grupos que possam ser referência de trabalho e oportunidade de troca de experiência para os artistas da cidade de Jundiaí).

HISTÓRICO DAS REUNIÕES SOBRE A MOSTRA
03/05
A Comissão de Teatro, em sua reunião ordinária de maio, decidiu marcar reunião com o Diretor de Cultura, Eufradísio Modesto, para saber o que a nova Secretaria estava pensando sobre a Mostra e discutir suas preocupações referentes à VI Mostra de Teatro de Jundiaí.

22/05
A Comissão de Teatro de Jundiaí (representada por Tábata Makowski, Kátia Manfredi e Luci Rose da Cunha) reuniu-se com o Diretor de Cultura, Eufradísio Modesto, no dia 22/05 na Casa de Cultura, para tratar da Mostra de Teatro de Jundiaí. Nesta reunião, o Diretor de Cultura informou a Comissão de que a verba prevista em orçamento para a Mostra de Teatro de Jundiaí era de 35 mil reais. Nesta reunião, ficou acordado: 1) que a Comissão de Teatro, em sua reunião de junho, discutiria sobre a Mostra de Teatro; 2) que a Comissão de Teatro e o Diretor de Cultura se reuniriam para conversar sobre as propostas da Comissão para a Mostra.

03/06
A pauta da reunião ordinária de junho da Comissão de Teatro, realizada no dia 03/06 na Casa dos Conselhos, foi a MOSTRA DE TEATRO DE JUNDIAÍ.
Nesta reunião, foram colocadas algumas questões: Qual o objetivo da Mostra de Teatro de Jundiaí? Qual o conceito da Mostra de Teatro de Jundiaí? Qual a identidade do evento, a quem exatamente ele se destina e qual a contribuição dele para a população e para os artistas da cidade? Após muitas conversas, idas e vindas, entendeu-se que o evento como vinha sendo realizado não tinha resultado efetivo, uma vez que: 1) não tinha uma linguagem, um conceito e nem um objetivo aparentes norteando a seleção dos projetos; 2) não contribuía efetivamente para o trabalho dos artistas da cidade, porque eram poucos os projetos da cidade selecionados; 3) não contribuía para formação de público, não atingia a população; 4) nem sempre os projetos selecionados eram de qualidade que justificasse o investimento de dinheiro público municipal.
Diante dessas questões, e de tantas outras apresentadas pelos artistas em outras reuniões da Comissão de Teatro, perceberam-se 2 necessidades: a de os artistas da cidade de Jundiaí mostrarem seus trabalhos; a de os artistas e a população de Jundiaí como um todo ver obras teatrais que possam servir de referência ao trabalho dos artistas da cidade e à formação da população como público de artes cênicas.
Por isso, nesta reunião do dia 03/06 surgiu a Proposta para Reestruturação da Mostra de Teatro de Jundiaí e Criação da Mostra Jundiaiense de Teatro (abaixo, no item AS MOSTRAS, explica-se melhor a proposta).

05/06
A Comissão de Teatro (representada por Tábata Makowski, Marília Scarabello, Eliane Lucenti, Kátia Manfredi, Luci Rose da Cunha) reuniu-se novamente com o Diretor de Cultura, Eufradísio Modesto, e com a Diretora dos Teatros, Carla Pagani, no dia 05/06 na Casa de Cultura, para expor a Proposta para Reestruturação da Mostra de Teatro de Jundiaí e Criação da Mostra Jundiaiense de Teatro.
Nesta reunião com o Diretor de Cultura e a Diretora dos Teatros, ficou estabelecido que: 1) a Diretoria de Cultura aceita esta Proposta para Reestruturação da Mostra de Teatro de Jundiaí e Criação da Mostra Jundiaiense de Teatro; 2) a verba para estas 2 Mostras está prevista no PPA da Diretoria de Cultura; 3) a verba para as 2 Mostras é de mesmo valor (35 mil reais para cada uma); 4) a Comissão de Teatro discutiria esta proposta em sua próxima reunião e levaria sugestões de 3 nomes para curador da Mostra de Teatro de Jundiaí; 5) o Diretor de Cultura e a Diretora dos Teatros indicariam 3 nomes para curador da Mostra; 6) a escolha do curador da Mostra seria feita a partir dessas indicações.

17/06
A reunião extraordinária do dia 17/06, que tinha como pauta a MOSTRA DE TEATRO DE JUNDIAÍ, foi desmarcada (e remarcada para 25/06) a pedidos de artistas que disseram que gostariam de participar desta reunião mas iriam participar da Manifestação em São Paulo.

25/06
A reunião extraordinária da Comissão de Teatro, que aconteceu no dia 25/06 na Casa dos Concelhos, previa debater a Proposta para Reestruturação da Mostra de Teatro de Jundiaí e Criação da Mostra Jundiaiense e, caso a proposta fosse aceita, escolher os nomes que a Comissão indicaria como curador.
No entanto, compareceram poucas pessoas na reunião do dia 25/06 e, por isso, a Comissão decidiu adiar esse debate para sua próxima reunião ordinária, desejando que nesta reunião estejam presentes muitos artistas, para que esta Proposta para Reestruturação da Mostra de Teatro de Jundiaí e Criação da Mostra Jundiaiense seja feita com ampla participação da classe teatral.

AS MOSTRAS
Abaixo está o que foi pensado até o presente momento.
A Mostra Jundiaiense de Teatro aconteceria no primeiro semestre de cada ano a partir de 2014 e seria voltada para produções da cidade de Jundiaí. Para esta Mostra, haveria um edital e a seleção das peças e das outras atividades (oficinas, palestras etc.) seria feita por uma Comissão Julgadora. A definição das regras e a construção do edital que regulamentariam a Mostra Jundiaiense de Teatro seriam feitas em reuniões da Comissão de Teatro e da Diretoria de Cultura a partir de agosto de 2013.
A Mostra de Teatro de Jundiaí seria transformada em uma Mostra de Referências Teatrais e aconteceria no segundo semestre de cada ano a partir de 2013. Nessa Mostra, não haveria edital. Haveria um Curador (escolhido por análise de currículo a partir de indicações feitas pela Secretaria de Cultura e pela Comissão de Teatro) que seria o responsável por escrever um texto conceitual que nortearia a escolha dos grupos que se apresentariam. Cada grupo escolhido deveria apresentar um espetáculo e propor uma atividade de troca de experiência (oficina, palestra etc.). O texto conceitual deveria levar em conta o que seria importante para o trabalho dos artistas da cidade de Jundiaí; a escolha dos espetáculos deveria levar em conta o texto conceitual. Essa Mostra traria grupos que são destaque em algo (performance, teatro contemporâneo, teatro de rua etc., dependendo do conceito escolhido pelo Curador) no fazer teatral brasileiro. O Curador e a proposta curatorial deveriam ser diferentes a cada ano, sempre levando em consideração o teatro e os artistas fazedores de teatro da cidade de Jundiaí.

GANHOS COM ESTA PROPOSTA
No calendário da Secretaria de Cultura, em 2013, há a Mostra de Teatro de Jundiaí, com previsão orçamentária de 35 mil reais.
No calendário da Secretaria de Cultura, de 2014 a 2017, estaria a Mostra Jundiaiense de Teatro (1º semestre) e a Mostra de Teatro de Jundiaí (2º semestre), com previsão orçamentária de 35 mil reais para cada uma.
Dessa forma, teremos dois momentos estrategicamente importantes para as Artes Cênicas na cidade: um para que os grupos da cidade de Jundiaí possam apresentar suas produções e trocar experiência (em oficinas, palestras etc.) entre si; outro para que os artistas da cidade de Jundiaí possam ver outras produções que sejam importantes para seu trabalho.
Além disso, eventos melhor pensados e estruturados só vêm a contribuir com a formação de público para o teatro, um dos grandes desafios da nossa cidade.



Vamos Definir o Rumo da Cultura Jundiaiense!


- Texto publicado por Cíntia Carvalho na página do Coletivo Cultura Jundiaí do Facebook -



Confiram os eventos que vão definir o rumo da cultura jundiaiense!

1º de julho – Conferência Livre Coletivo Cultura Jundiaí, às 19 horas, no Espaço Uniconselhos (Rua Petronilha Antunes, 542 – centro, Jundiaí).

11 de julho – Manifestação Pública #VemPraRua – Fazer Arte!, às 19 horas, concentração em frente a Câmara Municipal de Jundiaí.

12 de julho – Evento de abertura da 2ª Conferência Municipal de Cultura, às 19 horas, no espaço multimeios do Parque Municipal Comendador Antonio Carbonari (Parque da Uva).

13 de julho – 2ª Conferência Municipal de Cultura, às 8 horas, no espaço multimeios do Parque Municipal Comendador Antonio Carbonari (Parque da Uva).

Julho – Agosto: Apresentação das Leis que instituem o Fundo Municipal de Cultura e que Destinam 1% do IPTU e do ISQN para o Fundo. As leis devem ser enviadas para a Câmara com antecedência, para programar a sessão de votação com a Casa, de forma a poder divulgá-la aos participantes da Conferência.

De 15/06 a Novembro: Secretaria de Cultura vai sistematizar todas as propostas e destaques realizados na Conferência Municipal, criando um texto-base de Plano Municipal de Cultura. A sistematização será feita pela internet, para permitir consulta pública.

De 15/06 a Novembro: Comissão eleita na Conferência Municipal vai estudar e propor o novo regulamento do Conselho Municipal (A sociedade eleita na Conferência, com o apoio técnico e jurídico da Prefeitura, vai propor um novo regulamento).

Janeiro/Fevereiro de 2014: Realização da Pós-Conferência, que vai aprovar a Proposta de Regulamento do Conselho Municipal e já eleger os conselheiros. Também vai aprovar o Plano Municipal de Cultura, sistematizado pela Secretaria Municipal a partir da Conferência Municipal, havendo espaço para destaques e ajustes.

O Novo Conselho Municipal, eleito na Pós-Conferência, e de posse das diretrizes do Plano Municipal de Cultura, irá debater o formato das leis de incentivo e programas culturais do município.

Obs.: As informações sobre as ações posteriores a data da 2ª Conferência Municipal foram obtidas pelo Coletivo Cultura Jundiaí, após uma longa conversa com o secretário Tércio Marinho e o diretor Eufra Modesto.