As inscrições para a Mostra Jundiaiense de Teatro já estão abertas. O Edital foi publicado na Imprensa Oficial de 06 de setembro de 2013.
A Comissão de Teatro de Jundiaí organizou, entre maio e julho de 2013, uma série de reuniões para debater o assunto Mostra de Teatro. As reuniões aconteceram na Casa dos Conselhos, com a presença de membros e não membros da Comissão de Teatro. Durante essas reuniões, surgiu, primeiramente, a “Proposta para Reestruturação da Mostra de Teatro de Jundiaí e Criação da Mostra Jundiaiense de Teatro” (a qual foi postada no blog e encaminhada para o mailing da Comissão), prevendo a Mostra Jundiaiense de Teatro para 2014; depois, surgiu a proposta de a Mostra Jundiaiense de Teatro acontecer em 2013. Essa proposta foi apresentada à Diretoria de Cultura e foi aceita pela Diretoria de Cultura.
O formato da Mostra Jundiaiense que está no Edital publicado, porém, não é o formato que a Comissão de Teatro – depois de reuniões ordinárias e extraordinárias, com artistas membros e não membros da Comissão e com a equipe da Diretoria de Cultura – propôs.
A Secretaria de Cultura informou à Comissão que isso se deveu a atrasos na própria Secretaria e no Jurídico.
De qualquer maneira, a Comissão de Teatro espera que a Mostra Jundiaiense de Teatro-2013 possa ser uma oportunidade de reunir, mostrar e conhecer o trabalho em artes cênicas produzido na cidade.
E espera que, a partir dos acertos e dos erros desta Mostra, a Mostra Jundiaiense de Teatro-2014 possa ser construída com um trabalho conjunto efetivo; com a comunicação, os combinados e os prazos afinados.
Abaixo, segue um histórico das reuniões de julho e agosto, com um resumo do que foi decidido e/ou comunicado em cada reunião:
02 de julho de 2013
Na reunião extraordinária da Comissão de Teatro do Conselho Municipal de Cultura de Jundiaí do dia 02 de julho de 2013, na Casa dos Conselhos, em cuja pauta estava a Mostra de Teatro de Jundiaí, os presentes (Tábata Makowski, Eliane Lucenti, Kátia Manfredi, Marília Scarabello, Idileine Lima, Claudio Albuquerque, José Renato Forner, Paula Miurim, Luiza Bitencourt), membros e não membros da Comissão de Teatro, ficaram estabelecidas as seguintes diretrizes para a 6ª Mostra de Teatro de Jundiaí:
1) Que em outubro de 2013 aconteça a Mostra Jundiaiense de Teatro.
2) Que, nesta Mostra Jundiaiense de Teatro, possam participar apenas grupos e/ou artistas da cidade de Jundiaí.
3) Que sejam estabelecidos critérios para poder participar.
4) Que, para participar, o grupo tenha que, imprescindivelmente, fazer uma pré-inscrição e estar em uma reunião. Na pré-inscrição, deverá disponibilizar informações sobre o grupo e o espetáculo: histórico do grupo (máximo 1p); sinopse do espetáculo; tempo da apresentação; proposta de contrapartida (workshop, oficina, debate, palestra); equipe completa (a qual não poderá ser alterada, a não ser mediante justificativa formal); contato. Na reunião, deverá vir algum representante do grupo para que sejam definidos o local da apresentação e o valor que cada grupo receberá.
5) Que os grupos poderão participar da Mostra apenas se fizerem a inscrição e tiverem um representante na reunião. A forma/período de inscrição e a data/horário/local da reunião serão agendadas e amplamente divulgadas.
6) Que o valor a ser recebido por cada grupo seguirá um critério e dependerá de quantos grupos e quantos participantes se inscreverem.
7) Que a Mostra aconteça no Teatro Polytheama, na Pinacoteca, no Museu Solar do Barão e na Marquise da Casa de Cultura. Cada grupo indicará onde prefere que seu espetáculo aconteça.
Todos os participantes da reunião da Comissão de Teatro do Conselho Municipal de Cultura de Jundiaí do dia 02 de julho de 2013, ficaram de acordo de que os moldes e o prazo para esta Mostra de 2013 não eram os ideais, mas que poderiam abdicar do ideal para fazer algo que parecia ser o mais importante e urgente para os artistas da cidade neste momento: uma Mostra Jundiaiense de Teatro.
10 de julho de 2013
Em reunião na Casa de Cultura, a Comissão de Teatro apresentou as diretrizes acima colocadas ao Diretor de Cultura, Eufra Modesto, e questionou se seria possível organizar esta Mostra no prazo que tínhamos. O Diretor aceitou as propostas, disse que lhe parecia possível sim organizar tal Mostra em 2013 e colocou que precisaríamos nos reunir com a funcionária Reviany para formular o documento regulador da Mostra.
18 de julho de 2013
Membros da Comissão de Teatro se reuniram com Reviany e redigiram o documento regulador da Mostra Jundiaiense de Teatro.
19 de julho a 19 de agosto de 2013
A Comissão de Teatro telefonou algumas vezes, enviou emails e conversou com membros da Diretoria de Cultura para saber se o documento regulador da Mostra já fora aprovado pelo Jurídico. Ainda não havia uma resposta.
21 de agosto de 2013
Membros da Comissão de Teatro, em reunião com o Secretário de Cultura e com o Diretor de Cultura, na Casa de Cultura, foram informados de que o Jurídico não aprovara o Edital enviado (o documento regulador que havia levado em consideração as diretrizes definidas nas reuniões da Comissão de Teatro e havia sido redigido por membros da Comissão de Teatro e pela funcionária Reviany). E que, o que se podia fazer, era um Edital bastante parecido com o das Mostras anteriores, mas restrito a Grupos e Artistas de Jundiaí, para seguir a diretriz de ser uma Mostra Jundiaiense.
Foi informado também que, devido ao atraso da resposta e à resposta negativa, a Mostra aconteceria em novembro e não em outubro, como anteriormente planejado.
Foi informado também que a funcionária Rita seria a responsável por redigir este novo documento e encaminhá-lo ao Jurídico.
28 de agosto de 2013
Membros da Comissão de Teatro, em reunião com Rita, foram informados de que o jurídico aprovara o novo Edital.
Foram apresentadas as datas que o Teatro Polytheama, a Pinacoteca e o Museu tinham disponíveis para a Mostra em novembro de 2013.
Foi informado que a publicação do Edital na Imprensa Oficial aconteceria na quarta-feira seguinte, dia 04 de setembro.
Foi pedido que um membro da Comissão de Teatro, que não fosse inscrever projeto na Mostra, entrasse na Comissão Organizadora da Mostra para poder auxiliar em problemas técnicos que possam surgir durante a Mostra e para seguir o que pede o Edital – caso contrário, o Edital precisaria passar novamente pela aprovação do Jurídico.
02 de setembro de 2013
Na reunião ordinária da Comissão de Teatro, na Casa dos Conselhos, ficou decidido que a Comissão de Teatro indicaria um nome para a Comissão Organizadora para não se correr o risco de atrasar ainda mais o acontecimento da Mostra.
Nenhum comentário:
Postar um comentário